Abordagens da Educação Física Aplicadas para o Ensino Médio

Os planos de aula de Educação Física para o Ensino Médio, alinhados à BNCC, promovem o desenvolvimento integral por meio de práticas corporais variadas, a partir das abordagens da Educação Física.

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Referência BNCC: Ensino Médio – Educação Física

Competência Geral da Área:

Compreender o corpo como manifestação cultural e social, promovendo o protagonismo juvenil, a autonomia e a criticidade.

Unidades Temáticas da BNCC para o Ensino Médio:

  1. Esportes

  2. Jogos e Brincadeiras

  3. Danças

  4. Lutas

  5. Práticas Corporais de Aventura

  6. Ginásticas

Propostas de Aulas Integrando as Abordagens Pedagógicas

1. Esportes – Vôlei (Abordagem Construtivista)

Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio da construção ativa do conhecimento.

Aula:

  • Atividade inicial: Jogo informal sem regras definidas.

  • Debate reflexivo: O que aconteceu? Quais regras foram criadas espontaneamente?

  • Construção coletiva das regras oficiais do vôlei.

  • Retorno ao jogo com aplicação das regras.

  • Avaliação: autoavaliação e roda de conversa.

Justificativa pedagógica: O aluno é agente da própria aprendizagem, construindo o conhecimento com base nas experiências vividas.

2. Danças – Danças Urbanas (Abordagem Cultural)

Objetivo: Reconhecer a dança como prática cultural e expressão de identidade.

Aula:

  • Roda de conversa: O que é dança para você? Conhece o hip-hop, funk, break?

  • Apresentação de vídeos de danças urbanas.

  • Vivência corporal com passos básicos de danças escolhidas.

  • Proposição de criação de coreografias em grupos.

  • Apresentação e discussão sobre contextos socioculturais.

Justificativa pedagógica: Valoriza as manifestações culturais dos alunos e suas identidades locais.

3. Jogos e Brincadeiras – Jogos Cooperativos (Abordagem Crítico-Emancipatória)

Objetivo: Estimular a cooperação, inclusão e respeito à diversidade.

Aula:

  • Jogo “Pega-pega corrente” com modificações: não há vencedores, todos precisam se unir.

  • Discussão sobre o papel da competição e cooperação nos jogos.

  • Proposta de criação de um jogo cooperativo pelos alunos.

  • Prática do novo jogo criado.

Justificativa pedagógica: Conscientização e emancipação dos sujeitos, valorizando a inclusão e criticando o modelo competitivo.

4. Lutas – Capoeira (Abordagem Crítico-Superadora)

Objetivo: Entender a luta como manifestação histórica e cultural de resistência.

Aula:

  • Breve história da capoeira e sua origem na resistência negra.

  • Demonstração de movimentos básicos.

  • Roda de capoeira com instrumentos e canto.

  • Discussão sobre racismo, marginalização e cultura afro-brasileira.

Justificativa pedagógica: Questionamento das opressões históricas e valorização das lutas sociais.

5. Ginásticas – Ginástica Geral (Abordagem Psicocinetista / Psicomotricista)

Objetivo: Desenvolver consciência corporal e percepção motora.

Aula:

  • Atividades de alongamento com olhos vendados (trabalho da propriocepção).

  • Sequência de movimentos em colchonetes com foco na lateralidade, equilíbrio e coordenação.

  • Criação de sequências rítmicas em grupo.

  • Relaxamento com respiração guiada.

Justificativa pedagógica: Trabalho das dimensões motoras, afetivas e cognitivas de forma integrada.

6. Práticas Corporais de Aventura – Slackline (Abordagem Sistêmica)

Objetivo: Trabalhar o equilíbrio, percepção de risco e interação com o ambiente.

Aula:

  • Introdução teórica sobre práticas de aventura e segurança.

  • Vivência progressiva no slackline com auxílio de colegas.

  • Avaliação dos medos, conquistas e superações pessoais.

  • Integração com outras práticas como escalada (simulada) ou trilha.

Justificativa pedagógica: Integra corpo, mente e ambiente de forma holística.