Abordagens da Educação Física Aplicadas para o Ensino Médio
Os planos de aula de Educação Física para o Ensino Médio, alinhados à BNCC, promovem o desenvolvimento integral por meio de práticas corporais variadas, a partir das abordagens da Educação Física.
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Referência BNCC: Ensino Médio – Educação Física
Competência Geral da Área:
Compreender o corpo como manifestação cultural e social, promovendo o protagonismo juvenil, a autonomia e a criticidade.
Unidades Temáticas da BNCC para o Ensino Médio:
Esportes
Jogos e Brincadeiras
Danças
Lutas
Práticas Corporais de Aventura
Ginásticas
Propostas de Aulas Integrando as Abordagens Pedagógicas
1. Esportes – Vôlei (Abordagem Construtivista)
Objetivo: Desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio da construção ativa do conhecimento.
Aula:
Atividade inicial: Jogo informal sem regras definidas.
Debate reflexivo: O que aconteceu? Quais regras foram criadas espontaneamente?
Construção coletiva das regras oficiais do vôlei.
Retorno ao jogo com aplicação das regras.
Avaliação: autoavaliação e roda de conversa.
Justificativa pedagógica: O aluno é agente da própria aprendizagem, construindo o conhecimento com base nas experiências vividas.
2. Danças – Danças Urbanas (Abordagem Cultural)
Objetivo: Reconhecer a dança como prática cultural e expressão de identidade.
Aula:
Roda de conversa: O que é dança para você? Conhece o hip-hop, funk, break?
Apresentação de vídeos de danças urbanas.
Vivência corporal com passos básicos de danças escolhidas.
Proposição de criação de coreografias em grupos.
Apresentação e discussão sobre contextos socioculturais.
Justificativa pedagógica: Valoriza as manifestações culturais dos alunos e suas identidades locais.
3. Jogos e Brincadeiras – Jogos Cooperativos (Abordagem Crítico-Emancipatória)
Objetivo: Estimular a cooperação, inclusão e respeito à diversidade.
Aula:
Jogo “Pega-pega corrente” com modificações: não há vencedores, todos precisam se unir.
Discussão sobre o papel da competição e cooperação nos jogos.
Proposta de criação de um jogo cooperativo pelos alunos.
Prática do novo jogo criado.
Justificativa pedagógica: Conscientização e emancipação dos sujeitos, valorizando a inclusão e criticando o modelo competitivo.
4. Lutas – Capoeira (Abordagem Crítico-Superadora)
Objetivo: Entender a luta como manifestação histórica e cultural de resistência.
Aula:
Breve história da capoeira e sua origem na resistência negra.
Demonstração de movimentos básicos.
Roda de capoeira com instrumentos e canto.
Discussão sobre racismo, marginalização e cultura afro-brasileira.
Justificativa pedagógica: Questionamento das opressões históricas e valorização das lutas sociais.
5. Ginásticas – Ginástica Geral (Abordagem Psicocinetista / Psicomotricista)
Objetivo: Desenvolver consciência corporal e percepção motora.
Aula:
Atividades de alongamento com olhos vendados (trabalho da propriocepção).
Sequência de movimentos em colchonetes com foco na lateralidade, equilíbrio e coordenação.
Criação de sequências rítmicas em grupo.
Relaxamento com respiração guiada.
Justificativa pedagógica: Trabalho das dimensões motoras, afetivas e cognitivas de forma integrada.
6. Práticas Corporais de Aventura – Slackline (Abordagem Sistêmica)
Objetivo: Trabalhar o equilíbrio, percepção de risco e interação com o ambiente.
Aula:
Introdução teórica sobre práticas de aventura e segurança.
Vivência progressiva no slackline com auxílio de colegas.
Avaliação dos medos, conquistas e superações pessoais.
Integração com outras práticas como escalada (simulada) ou trilha.
Justificativa pedagógica: Integra corpo, mente e ambiente de forma holística.


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